Cozinha

Pak Choi e cogumelos shitake salteados em alho frances, cebola e molho de soja

Ontem o jantar foi uma experiência, com dicas de uma amiga, e saiu muito bem! Cogumelos Shitake picadinhos a saltear em alho frances, cebola e molho de soja, juntei a couve partida e deixei amolecer e sumir a água dos legumes. Juntei o arroz, que deixei fritar um pouco antes de adicionar água. Tudo na frigideira.

Salmão no forno c/ couve salteada com maçã
Aqui estão duas coisas que faço várias vezes cá em casa. O salmão é super rápido, temperar com alho, azeite e sumo de lima e forno com ele! Desta vez juntei-lhe pimentos e brócolos.
O acompanhamento poderá ser outro, sobretudo se estiver com muita pressa e não puder estar no fogão. Mas adoro a couve salteada com maçã!

Fruta batida com cacau!

Faço várias vezes ao lanche, por vezes um jantar leve quando não me apetece comer muito. Uma ou duas bananas, fruta congelada (costumo comprar uma «mistura tropical» de pêssego, manga, meloa, kiwi..) e cacau magro em pó. Voilá!

Gomas de Gelatina

A pandemia também trouxe algumas vantagens (apesar de poucas…). Dediquei-me mais à cozinha e troquei muitas ideias com amigos. Foi a minha amiga Maria que me ensinou a fazer gomas mais saudáveis para os miúdos (e graúdos!): 1 pacote de gelatina de sabor a gosto, 20g de gelatina neutra, 200ml de água a ferver e vai ao frigorífico em cuvetes de silicone.

Huevos Rancheros

Aqui está outra receita que faço várias vezes. Fácil, rápida e super saborosa. Numa frigideira colocar um fio de azeite, alho e cebola picada, dois tomates grandes picados (ou um pacotede tomate aos cubos) e um pouco de polpa de tomate. Temperar com sal e pimenta preta qb. Juntar feijão manteiga já cozido, adicionar um pouco de água e colocar os ovos. Deixar cozinhar até a gema estar com a consistência pretendida. No fim, junto coentros frescos.

Tranche de salmão

Tranche de salmão selvagem (é difícil encontrar salmão que não seja de aquacultura) no forno, temperado com lima, alho, pimenta preta e sal, com molho de mostarda – 1iogurte natural, mostarda, mel e coentros. No fim adiciono coentros.

Veggie enchilada

Num frigideira coloco um fio de azeite, cebola picada, 1tomate picado, 1pepino picado, tempero com piri-piri, sal e piment preta, e adiciono feijão preto previamente cozido. Num pirex recheio taco a taco, dobrando-os, e levo ap forno com queijo ralado a gratinar. No fim, adiciono cebola roxa cortada e coentros.

Pasta

Numa frigideira coloco um fio de azeite, cebola e alho picado, 2tomates aos cubos, cogumelos laminados. Tempero com vinho branco, sal e pimenta preta e deixo apurar. Adiciono um pouco de polpa de tomate e rectifico temperos. Depois adiciono a massa, já cozida e escorrida.

Simples e delicioso! Muitaz vezes faço só o molho de tomate sem cogumelos. Já no prato ponho as folhas de mangericão.

Beringelas recheadas

Normalmente salteio cogumelos e o interior da beringela – em alho e azeite, adiciono um pouco de molho culinario de arroz ou soja light – mas podem ser outros vegetais, ou carne para quem goste.

Vai ao forno com queijo ralado a gratinar 🙂

Linguini preto com camarão e tomate cherry

Saltear o camarão num fio de azeite, alho e cebola picada, temperar com piri-piri e pimenta preta qb e deixar apurar até o camarão estar bem cozinhado. Adicionar os tomates cherry cortados às rodelas e deixar cozinhar. No fim junto o linguini já cozido. Voilá!

Filete de peixe com molho de tomate

Adoro este molho de tomate! Muita cebola picadinha, tomate aos cubos, um fio de azeite, sal e pimenta preta, alho em pó, duas folhas de louro, deixo apurar bem e adiciono um pouco de polpa de tomate. Depois cozinho peixe em cima deste molho. A acompanhar, batata doce no forno.

Canelones de atum!

A massa passo por água a ferver – com azeite para não se colarem os canelones uns aos outros.

Num frigideira coloco um fio de azeite, uma cebola média picada, dois tomates aos cubos e duas a três latas de atum (compro ao natural ou em azeite). Tempero com pimenta preta, alho em pó e pimentão doce. Adiciono um pacote de molho culinário de arroz ou soja light ou então um pacote de queijo quark.

Recheio os canelones, coloco-os num pirex e levo-os a forno, previamente aquecido a 180 graus, com queijo ralado por cima, +- 20min.

Uma delícia!

Arroz de pota

Faço um refogado com azeite, alho, cebola e duas folhas de louro, adiciono duas cenouras às rodelas, 1 alho francês às rodelas e dois tomates grandes aos cubos (ou um pacote de tomate aos cubos). Tempero com pimenta preta, pimentão doce e um pouco de piri-piri.

Quando acho que está suficientemente apurado, adiciono os tentáculos de pota (compro congelados, já cozidos, da pescanova. Recentemente descobri que há em conserva, da próxima vez que fier este arroz vou experimentar com a pota em lata), um pouco de vinho branco, deixo apurar, rectifico temperos, adiciono um pouco de polpa de tomate e por fim o arroz e a água.

Quando o arroz está cozido, adiciono os coentros frescos, conforme se vê na imagem.

Salmão salteado com linguini

Desfaço duas postas de salmão e salteio-as em fio de azeite, um alho francês às rodelas e uma cebola pequena picada. Tempero com alho em pó e pimenta preta. Adiciono o linguini já cozido e voilá! Super simples!

Shakshouka

Numa frigideira coloco um fio de azeite, uma cebola picada, 1c.chá paprika, 1 c. chá de cominhos, um pouco de piri-piri, pimenta preta e deixo refogar. Adiciono um pimento vermelho picado, 1tomate grande maduro aos cubos e deixo cozinhar até sair a aguadilha do tomate. Adiciono duas embalagens de tomate pelado e deixo apurar.

Coloco num pirex e levo ao forno, previamente aquecido a 180 graus, com os ovos por cima. Deixar cozinhar até a gema estar com a consistência pretendida (eu não gosto das gemas líquidas) e no fim coloco os coentros frescos.

Caril de grão e espinafres

Num tacho coloco um fio de azeite e dois ou três dentes de alhos esmagados. Adiciono as folhas de espinafres (bastantes, mirram todas!), tempero com alho em pó e caril a gosto. Vou adicionando um pacote de molho culinário de arroz ou de soja light à medida que as folhas vão cozinhando. No fim, adiciono o grão cozido e rectifico temperos. Delíciaaaa!

Bolinhas de atum e aveia

2 latas de atum, 2 mãos cheias de flocos aveia, um punhado de sementes de girassol, 1cebola picada, 1cenoura ralada, 1 ovo, coentros picados. Amasso tudo com as mãos, com um pouco de farinha de aveia ou centeio, e vão ao forno previamente aquecido a 200º durante cerca de 20min.

Cogumelos salteados com cebola picada, alho em pó, coentros picados, regados com um pouco de whiskey e 1 molho culinário de arroz; pimenta-preta qb. Simples, delicioso e pouco calórico

As famosas tranches de salmão com molho de mostarda aqui a acompanhar com um delicioso arroz de passas 🍚😋🤤

%d bloggers like this: